O Dar Mundo aos Mundos nasceu de uma consciência e é esta que pretende despertar nos outros intervenientes. Surge de uma necessidade, cada vez maior, que as gerações presentes e futuras têm de enfrentar por estarem inseridas num mundo cada vez mais global. A necessidade de saber pensar bem.
A necessidade de desenvolver a nossa própria consciência. A par de faculdades altamente desenvolvidas a nível de pensamento crítico, lógico e criativo, de razão e de argumentação. Mas também a necessidade que temos em viver com o outro. Um outro cada vez mais plural, diferente daquele que pode ser o nosso “primeiro mundo” enquanto crianças e jovens. Outros que conceptualizam ideias diferentes, mas não menos válidas, daquelas que conhecemos.
Para que, neste século XXI, não se percam competências e valores milenares que, a par das competências tecnológicas, serão de extrema importância para o futuro e o sucesso.
Aléxis Trindade, atualmente exerce funções de facilitador e coordenador do projeto de Filosofia para Crianças, numa Instituição de Ensino Privado, bem como de docente e coordenador do projeto de Cidadania e Desenvolvimento – Prática Filosófica.
É licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Pós-Graduado em Filosofia para Crianças e Jovens, pela Universidade Católica Portuguesa. Frequentou o Mestrado em Ensino de Filosofia para o Ensino Secundário.
Possui ainda várias outras formações em, por exemplo: Filosofia para Crianças, pela Professora Dra. Dina Mendonça; Práticas Filosóficas para Crianças e Jovens, pela Professora Dra. Alice Santos; A Filosofia Aplicada à Educação, às Empresas e ao Quotidiano, pelo Dr. Oscar Brenifier; Filosofia para Crianças e Jovens, pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática; Infância, Filosofia e Educação: Que encontros possíveis? Iniciação à Prática da Filosofia com Crianças, pela Professora Rita Pedro.